terça-feira, 3 de agosto de 2010

Da série: Minhas Fobias


#3 Agorafobia


De uma coisa tenho certeza: juntou mais que meia dúzia de pessoas em volta de mim é o suficiente para que eu entre em pânico. Isso tem um nome, AGORAFOBIA. Geralmente, isso acontece muito quando vou a shows ou tenho que fazer alguma coisa que exista certa multidão a minha volta...

Segundo o Wikipédia, o agorafóbico teme a multidão pelo medo de que não possa sair do meio dela caso se sinta mal e não pelo medo da multidão em si. A fobia poderia ser traduzida mais precisamente como o medo de ter medo. É a ansiedade associada a essa perturbação, classificada como antecipatória, já que se baseia no medo de sentir mal e não poder chegar a um hospital ou obter socorro com facilidade. Consiste numa perturbação marcada por um estado de ansiedade exacerbada, que aparece sempre que a pessoa se encontra em locais ou situações dos quais seria difícil sair caso se sentisse mal (túneis, pontes, grandes avenidas, ônibus, trens, barcos, festas, etc).

Lembro perfeitamente do show do Dream Theater em 2005, o qual assisti da pista. Depois de ver a íntegra do Metropolis pt. 2, não conseguia respirar, fiquei branca como uma vela. Entrei em pânico, queria sair, mas umas 7000 pessoas me impediam. Pensei que ia capotar ali mesmo... rsrs... Saí empurrando todo mundo até chegar do lado de fora onde tudo passou.

Com isso, não ando de ônibus pela cidade, não freqüento baladas e muito menos lugares lotados, como os centros comerciais. Não há nada que me apavore tanto quanto loja lotada. Minha última experiência foi uma visita ao Brás em São Paulo, um inferno que vende coisas. Lojas minúsculas e pessoas te dando cotoveladas, tão agradável que não voltarei tão cedo.

Dessa forma, tal como acontece em outras perturbações, os comportamentos fóbicos podem existir em níveis variáveis de pessoa para pessoa, pelo que nem sempre seja necessário recorrer à ajuda especializada, como é o meu caso. O mais importante passa por identificar quaisquer comportamentos de fuga que estejam a condicionar o dia-a-dia e tentar vencê-los, até que praticamente desapareçam. Enfrentar pouco a pouco esse medo infundado é o caminho para vencer a agorafobia, sem precisar depender de medicamentos.


Tchau!

2 comentários:

Claudia Martins disse...

Como diria a vó: "freisssca"

Georgia disse...

Toca aqui colega.

Eu que ando de elevador só se tiver até 3 pessoas.

Mais do que isso minha respiração já se torna pesada, como se o ar estivesse chegando em cubos no meu pulmão.