sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Embalagens e Anúncios X Realidade


Ao caminhar no supermercado, vemos dezenas de produtos em que a embalagem dá água na boca, mas ao consumirmos, vemos que não era exatamente como estava na foto, o que nos deixa muito frustrados. O mesmo acontece com os produtos vendidos em redes fast-food que no anúncio é uma coisa e na realidade outra.

Isso fez me lembrar daquele filme “Um Dia de Fúria”, na qual o protagonista chega a uma lanchonete e exige que seu lanche seja exatamente igual ao que consta no anúncio. De fato, eu tenho vontade de fazer isso às vezes!




Pra ter noção de como as coisas são na real, eu garimpei na Internet alguns produtos que tem a moral de sacanear o consumidor.


#1 Mcdonalds – Big Tasty



O que é: Um hamburguer do Mcdonalds


O que eu acho sobre: Apesar de qualquer lanche do Mcdonalds ter o mesmo gosto da embalagem na qual é condicionado, nenhum condiz com a foto da propaganda. Mas esse aí, eu acho que o cara que tirou a foto deu uma zoada no hambúrguer!


Já comi? : Não, mas já comi outros que devem ter o mesmo gosto.


#2 Bauducco – Goiabinha



O que é: Um biscoito com recheio de goiabada


O que eu acho sobre: Eu não sei se seria gostoso o biscoito ser igual ao da embalagem, com esse exagero de goiabada que te faz enjoar comendo apenas um. Mas também não sei se é gostoso comer um biscoito que te dê a sensação de comer uma bola de meia.


Já comi? : Já e realmente parece que você está comendo uma bola de meia.


#3 Sadia – Hot Pocket X- Burguer



O que é: Um hambúrguer que é feito no microondas


O que eu acho sobre: Acho um produto alienígena. Você compra o negócio congelado, coloca no microondas durante alguns minutos e ele se transforma em um hambúrguer macio e com o queijo derretido.


Já comi? : Já e não achei muito gostoso, mas dá pra comer de vez em quando!


#4 Carrefour – Panetonne Linha Viver Light



O que é: Um Panetone


O que eu acho sobre: As frutas cristalizadas passaram longe. Embora todo panetone tenha o mesmo gosto daquele armário de 150 anos da sua avó, eu acredito que venha com um pouco mais de frutas e que a pessoa tenha realmente sacaneado com essa foto. O mesmo vale para os Chocotones...



Já comi? : Já, mas não gosto. Parece que estou mastigando um pedaço do guarda-roupa...


#5 Perdigão – Lasanha à Bolonhesa Apreciatta



O que é: Lasanha.


O que eu acho sobre: A embalagem mostra uma lasanha com camadas milimetricamente organizadas e todas com o mesmo tamanho, tão bonita que dá vontade de comprar. Só que quando você tira do forno, a lasanha, na realidade, é uma coisa só.


Já comi? : Já, e apesar de ser uma lasanha empaçocada, não é ruim não!


#6 Habib’s – Esfiha de Carne



O que é: É essa coisa que está aí na foto.


O que eu acho sobre: Eu acho nojento. Primeiro porque a carne está crua e carne moída crua (seja de qual animal for) é tudo igual. Então rola certa insegurança e acredito que seja melhor pedir uma pizza!


Já comi? : Não. Sempre me lembro da vovó alertando sobre os perigos de se comer carne crua. Não tenho vontade de comer essa esfiha, prefiro uma pizza mesmo!



É isso aí!


Até mais!



3 comentários:

Renan Maia disse...

Eu sou uma vítima constante do Hot Pocket. O troço fica meio borrachudo, nada a ver com a embalagem msm.

Isso sem dizer os Hamburguers do Mc Donalds, que na foto parecem enormes e quando chegam a minha mesa, mal cabem na minha mão...


Beijos!

Unknown disse...

Vítima constante é fogo (sobre o comentário acima). Significa que vc sabe que está sendo enganado mas continua comprando...

Bom Fer, acho que você já conhece o ComaComosOlhos. De fato, acho que está nas suas Referências... e que é a fonte das imagens.
Uma das histórias que eu costumo citar sobre isso é a do Alpino Fast, da Nestlé. A bebida láctea do Alpino, que não remete ao sabor do Alpino. E não mesmo... depois de saber q a Nestlé perdeu alguns milhões por esse produto, fui experimentar e.... tcharan!!! Cadê aquele delicioso sabor de Alpino?
Mas confesso que achei a Nestlé irônica em sua resposta ao consumidor fdp, que processou a empresa (nos seus direitos).
A Nestlè lançou o Cappuccino Alpino. Na tampa do produto vem alguns chocolatinhos Alpino, os quais você deve saborear junto ao seu cappuccino; ou preparar a bebida com os chocolates, como a bebida é quente, vai derreter os chocolates nela. É como se a Nestlé (eu não lembro qual o acento que vai, por isso escrevi alternadamente errado no texto todo) dissesse "Quero ver vocês dizerem que essa porra não tem gosto de Alpino agora!!".
Bom feriado!

Fernanda Martins disse...

Eu fiquei sabendo dessa história do Alpino Fast, e achei uma puta sacanagem da Nestlé (o acento é no último "e" mesmo... rsrs).

Antigamente a embalagem continha o seguinte recado: "Não contém Alpino"... Eles vendiam somente a marca e não o gosto da coisa. Quem gosta desses trecos de leite com chocolate (o que não é o meu caso), deve ter ficado bem frustrado quando descobriu que a bebida não tinha gosto de porra nenhuma.

Não sei se amenizou o fato deles mudarem a bebida por um sabor de capuccino com o chocolate avulso, sendo que eles poderiam ter faturado muito mais fazendo o achocolatado com sabor de Alpino, o que eu acredito que agradaria muito mais os consumidores.

Obrigada pela visita, Rô!!