sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Queima de Estoque!!


Não existe começo de ano sem as megaliquidações das lojas de departamentos. Em poucos dias, a fachada de uma loja se transforma em um verdadeiro inferno. A TV anuncia: “Queima de estoque!” e muita gente prepara as barracas, a macarronada na garrafa pet e segue para o acampamento em busca de ótimos preços para começar o ano com tudo "novo" em casa.

Assistindo a qualquer matéria do Jornal Hoje (que eles sempre fazem!), as pessoas aparentam estar felizes depois de dias acampadas numa fila, na esperança de conseguir comprar alguma coisa. E a repórter pergunta:


- A senhora está aqui há quanto tempo?

- Estou aqui desde anteontem de madrugada. Preciso trocar meu sofá e renovar a cozinha!


Será que compensa esse sacrifício para tentar comprar um produto de mostruário que, muitas vezes, está avariado, riscado e amassado pelo tempo lá exposto? Se compararmos o preço, a diferença é realmente gritante entre esse produto da liquidação e o novo. As lojas aproveitam e renovam seus mostruários.

Quando a loja abre, a primeira pessoa da fila é privilegiada e tem alguns minutos para marcar os produtos que quer levar. Depois, todas aquelas pessoas entram de uma só vez. É gente passando mal, outras carregando fogão, geladeira e máquina de lavar nas costas.

É importante também ficar esperto com o vendedor, aquele que te atormenta durante o ano implorando para que você faça um cartão da loja, e pedir para que anote todas as informações (prazo de troca, por exemplo) de preferência na Nota Fiscal, a fim de se resguardar caso o produto apresentar defeitos. Se um preço está muito abaixo do normal, significa que você está prestes a comprar um problemão!

Contudo, muitas vezes é melhor gastar um pouco mais, mas num produto novo, lacrado, e possa ter uma vida útil mais longa do que aquele que ficou exposto sendo tocado, chacoalhado, esbarrado e que certamente não vai durar muito tempo.

E no final da matéria, a repórter encontra aquela senhora que estava na fila e questiona:


- E então, a senhora comprou alguma coisa?

- Dessa vez não comprei nada, mas ano que vem estarei aqui de novo!


E você, toparia uma loucura dessas? Eu também não!

Nenhum comentário: