quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

STOP SOPA!


O Stop Online Piracy Act (Lei de Combate à Pirataria Online), abreviado como SOPA, é um projeto de lei (muito idiota, por sinal) criado pela Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, de autoria de um senador chamado Lamar Smith e de um grupo de puxa-sacos bipartidários.

O projeto em si consiste na lei que amplia os meios legais para que detentores de direitos autorais possam combater o tráfico online de conteúdo protegido ou de artigos falsificados. Esse projeto tem trazido uma enorme discussão.

Essa lei, que será votada em fevereiro, propõe grandes mudanças no que diz respeito à forma como esses detentores de direitos autorais agirão contra a pirataria online. Sinceramente, eu acredito que isso não adianta em nada e que eles estão perdendo tempo com isso.

De acordo com o projeto de lei, um site pode ser bloqueado simplesmente por conter um link a um site que seja acusado de copiar materiais (imagens, vídeos, textos). Explicando melhor, se este blog for acusado de violar o copyright de alguém, o Google e o Blogspot serão obrigados a apagar todas as referências a ele. É como receber uma carta contendo uma ameaça de morte e culpar os correios por isso!

E se a lei for aprovada, esses sites teriam que bloquear o acesso para evitar punições. É uma grande idiotice transformar a Internet em um regime ditatorial, ameaçando a liberdade de expressão do mundo inteiro. A Internet seria como é a China hoje, com acessos limitados.

Entre as principais empresas que são contrárias ao movimento estão: Facebook, Twitter, Google, Yahoo!, LinkedIn, Mozilla, Wikipedia, Zynga, Amazon, eBay, Reddit, 4chan e 9GAG. Todas elas ameaçaram um “apagão”, ou seja, que ficariam fora do ar por um dia. Imagine o Google fora do ar, a quantidade de dinheiro que perderiam nisso!


Contudo, hoje é o dia do protesto. Até o momento, sites como Wikipedia (em inglês) e Wordpress saíram do ar. O Google não retirou o site do ar, mas deixou uma imagem em prol do protesto. Aqui, há um aviso no topo da tela para lembrarmos dos nossos direitos na web. No Brasil, cerca de 300 sites saíram do ar em virtude do movimento anti-SOPA.





Essa lei certamente não vai passar, mas é fundamental debatermos esse assunto, online e offline. Precisamos defender a Internet como um meio de comunicação livre e democrático. Caso contrário, entraremos na luta contra essa lei infeliz criada pelo senador americano.


Até a próxima!

Nenhum comentário: