quinta-feira, 10 de junho de 2010

A Copa do Mundo é nossa...

Quatro anos se passaram desde que o Brasil virou freguês da França em 2006. E depois dessa derrota vergonhosa, a África do Sul (que é logo ali) foi muito comentada ao longo desses anos. Pra mim, esse assunto já deu o que tinha que dar, rendeu muitas matérias nos jornais, programas especiais e Globo Repórter sobre todos os cantos do continente africano. Já estamos expert no que diz respeito à geografia da África.

A mídia se aproveita da situação e a Copa se transforma em patrimônio nacional. Tudo gira em torno da competição e logo se contaminará com as mesas redondas repletas de discussões proveitosas, iguais aquelas vistas na Copa passada como: Por que o Brasil perdeu? Perdeu porque o atacante arrumou as meias durante a cobrança de lateral. (é sempre um motivo muito específico e não porque simplesmente jogaram mal)

Além disso, não existem notícias durante um mês, ou seja, só se fala nos assuntos pertinentes ao campeonato mundial. Ninguém ouve falar em violência e dá a entender que os bandidos dão uma “trégua” em eventos mundiais como esse!

Todavia, a Copa do Mundo finalmente chegou e o sonho do Hexa, perdido em 2006, está aí de novo. E se o Galvão não zicar, a taça é nossa! Entretanto, como bons patriotas que somos, já penduramos aqui a bandeira “nova” da minha avó, que está faltando umas quatro estrelas (porque alguns estados foram incluídos posteriormente no mapa) e que supostamente deu “sorte” em Copas passadas...

Em matéria de futebol eu sou imparcial. Não torço pra time nenhum e, pra mim, tanto faz se o “curíntia” perdeu ou se o São Paulo ganhou. Não entendo absolutamente nada das regras (que, segundo alguns, são “claras”) e o que já tentaram me ensinar, eu não entendi (como aqueles lances de impedimento em que a câmera fica milimetricamente indo e voltando). Mas eu consigo assistir a uma partida e me divertir sem torcer pra nenhum dos times!

De certo modo, Copa do Mundo é um evento esporádico, que acontece de 4 em 4 anos e pára o país inteiro. Ninguém trabalha e muito menos estuda em dia de jogo da seleção. Todos vestem a camisa brasileira com orgulho e ficam vidrados na frente da TV.

Então, vamos torcer para que o Brasil desta vez chegue pelo menos na final. Se vencer, ótimo! Se perder, perdeu... Os jogadores, que continuarão milionários, irão voltar para suas mansões enquanto que os torcedores desolados estarão pulando de alguma ponte ou tentando se matar de outras maneiras!


Até a próxima! ;)



Nenhum comentário: