sexta-feira, 18 de junho de 2010

Mais uma da série: Minhas Fobias

#2 – Batracnofobia


De todas as fobias, essa é a acontece com menos frequencia. Não é como a emetofobia que está presente todos os dias, mas já é o suficiente para ser incluída na lista oficial das minhas fobias.

Eles aparentam ser inofensivos. Dizem que eles sentem mais medo da gente do que a gente deles. Vivem em ambientes úmidos, se alimentam de mosquitos e são importantes para o equilíbrio ecológico. Mas, para mim, isso é sinônimo de medo, muito medo.

A batracnofobia consiste no medo de anfíbios, ou seja, sapos, rãs, pererecas, salamandras, lagartixas (tá, eu sei que lagartixa não é anfíbio, mas incluí para não ter que escrever sobre herpetofobia).

Esse trauma existe desde que me conheço por gente. Na infância, sempre existiu um desgraçado pra me assustar. Além disso, a casa da minha avó sempre foi um ambiente propício para esses bichinhos gosmentos aparecerem e, fora isso, já tive muitas experiências assustadoras. A fobia é interessante, pois além do medo de encontrar com um sapo, existe a intolerância com fotos, vídeos e qualquer coisa em que esses seres apareçam. Só pra ter uma ideia, só de olhar pra foto acima já me dá arrepios...

Com isso, evita-se ir a incursões em florestas, passeios na fazenda e qualquer outro lugar em que a presença desses animais seja inevitável. Muitos afirmam que isso é só frescura, mas pode ser mais sério do que se imagina.

Sobre estatísticas, eu não encontrei nenhuma, mas existem comunidades com pessoas que sofrem desse mal, e são muitas! Sapos, para nós são seres pegajosos, gelados e quanto mais distantes deles, melhor.

Dessa forma, assim como a emetofobia, a batracnofobia não deve ter cura e muita gente que sofre disso prefere conviver com o medo ao invés de tentar superar.


Dedico este post à minha irmã, que é mais batracnofóbica do que eu! =)

Um comentário:

Claudia Martins disse...

Obrigada pela dedicatória! Realmente eu tenho trauma desses bichosss!!!
Mas bem que vc podia colaborar e colocar um desenho em vez dessa foto horrooooorosaaaaaa!!!! ahhhhrggg