segunda-feira, 7 de junho de 2010

Da série: Minhas Fobias

Começo aqui uma série de posts sobre as minhas fobias [são várias], medos, intolerâncias, etc... espero que se divirtam!


#1 – Emetofobia


Essa fobia é um tanto peculiar, me acompanha desde a infância e descobri o nome dela há pouco tempo, se chama Emetofobia. Consiste no medo excessivo ou irracional de vomitar. Nos Estados Unidos, apenas 6% da população sofre desse mal. Aqui no Brasil, fora eu e minha irmã, eu não faço ideia do percentual de emetofóbicos existentes. Muitas pessoas que sofrem dessa fobia estão pelo menos há mais de 10 anos sem vomitar (no meu caso 12 anos). Além do medo em si, ela gera uma série comportamentos paranóicos presentes no meu cotidiano:


a) Observar a data de validade de tudo: Não comer alimentos vencidos é o primeiro sintoma da emetofobia. Se o pão de forma venceu faz um dia, é o suficiente para que eu não chegue perto.


b) Manter hábitos alimentares ultra-cuidadosos: Comer alimentos feitos em casa e evitar comer em lugares desconhecidos. Além disso, ser muito seletivo com os alimentos ajudam a minimizar a possibilidade de passar mal.


c) Não comer depois das 24h: Essa é a lei.


d) Evitar ficar perto de pessoas doentes: Se a pessoa está com alguma virose, uns 5 metros é a distância ideal.


e) Excluir algum alimento que um dia me fez mal: Se alguma coisa que eu comi e que não tenha “caído” muito bem será automaticamente excluída do meu cardápio.


f) Não consumir bebidas alcoólicas: Segundo a minha teoria, todo mundo que consome bebidas alcoólicas, está apto a vomitar.


O estímulo fóbico não está somente em vomitar, mas, sim, em ver alguém vomitando. Em casos mais acentuados, a pessoa pára de comer por medo e, por conta disso, desenvolve problemas mais sérios como a anemia... O que não é o meu caso...

Como em outras situações de origem psicológica, não existe cura para a emetofobia, mas esses sintomas podem ser controlados a ponto de permitir uma melhor qualidade de vida.

Dessa forma, algumas pessoas relatam sucesso em tratamentos, incluindo terapia cognitiva e antidepressivos. Outros dizem que se curaram vomitando, tanto de forma natural quanto induzida. Grupos na internet de pessoas que sofrem de emetofobia tendem a resistir à sugestão de que podem ser curados. Como resultado, muitos de nós nos concentramos em aceitar a fobia ao invés de tentar superá-la.


Uma ótima semana!!

3 comentários:

Vinício dos Santos disse...

sabe que eu acho que minha avó sofre desse negócio?

ela não pode ouvir você falar em vômito, quanto mais produzir um na frente dela!

o curioso é que o que ela faz nessas horas é mais assustador! ela enfia uma folha de boldo num copo, coloca água e bebe!

quantos itens vai ter nessa lista? hahahah - se ela tiver coisas muitoe esquisitas, eu vou copiar ela pro Puxa, rs

Fernanda Martins disse...

Ufa... não estou sozinha no mundo!

Essa lista é bem longa!

Obrigada pela visita!!!

Claudia Martins disse...

Eu sofro desse mal!! E o Seinfeld do seriado também... é o único que eu conheço além de nós! hehe