quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Dezembro: Um mês de grandes surpresas...

Dezembro finalmente chegou. Nisso, faz uns dois meses que as campanhas publicitárias estão falando de Natal e Papai Noel, fazendo com que fiquemos de saco cheio de tudo isso e desejamos que o ano termine logo para acabar logo com esse assunto.

Natal virou sinônimo de consumismo, o verdadeiro significado do Natal foi perdido no momento em que os três reis magos deram presentes para o menino que havia nascido e, a partir disso, nada mais se importou a não ser os presentes.

Nessa época é comum a temporada de amigos-secretos. É uma brincadeira que geralmente você tira uma pessoa que não gosta e ganha um presente que você não quer. Muitas empresas fazem questão de fazer essa brincadeira como forma de confraternização, mas, na verdade, planta a falsidade entre seus funcionários.

Um fato verdadeiro é que no Natal come-se muito. Além dos gordos poderem tirar o atraso, depois de um ano de dietas e horas de academia, muita gente (inclusive esses gordos) certamente começarão um regime no dia 1 de janeiro.

O ano novo também se tornou outra data sem graça. Além de repetir a comilança do Natal, todos aguardam ansiosamente em frente à TV a chegada das 0h para poderem assistir aos fogos em Copacabana (que sempre é idêntico ao do ano anterior) e fazer seus pedidos para o ano que chegara.

A chegada do ano novo traz consigo todo um ritual supersticioso para trazer sorte à pessoa. Deve-se (obrigatoriamente) comer lentilhas para trazer fartura à mesa, comer romãs para atrair dinheiro e se empanturrar de nozes, avelãs, castanhas e tâmaras, pois estas também trazem fartura. Fora isso, usar roupas brancas (embora eu quase sempre use preto em todo ano novo) para atrair pureza, usar roupas íntimas novas dão sorte para o amor e é imprescindível colocar uma nota de dinheiro dentro do sapato para atrair riquezas. Fora essas, existem outras bobagens a ser feita na passagem de ano, como pular só com o pé direito, por exemplo.

O que me desespera é que no primeiro dia do ano, começam as vinhetas de carnaval da Rede Globo. O ano mal começou e já começam a falar no carnaval (farei um post sobre isso na época). O mundo sem o carnaval certamente seria um lugar muito mais feliz!


Enfim, dezembro apenas começou e eu já fiz o favor de contar à vocês o que vai acontecer.


É isso aí!

2 comentários:

Ronan disse...

eu gosto do natal... sei que é apenas sentimentalismo meu... mas neste dia todos irão se reunir na casa de meus pais... meu pai, minha mãe, meu irmão... todos bebendo "vinho branco ao sol"...

http://www.youtube.com/watch?v=6E4ooioOo9g


p.s.: irônia do destino... ou não... a palavra que devo colocar para verificar spam é "comer" OO

Fernanda Martins disse...

Eu gosto pouco, mas prefiro que passe depressa, não sei porque...

Obrigada pela Visita!!