terça-feira, 26 de outubro de 2010

Malditas Letrinhas*

Assistindo ao intervalo de algum programa, somos severamente punidos com as propagandas dessas lojas de departamentos. Geralmente uma superoferta aparece para atrair o nosso lado consumista. “É só amanhã!!” disse o escandaloso garoto propaganda. Porém, ao mesmo tempo em que o produto é anunciado, uma mensagem aparece no rodapé da tela. É humanamente impossível ler, no máximo dá para ler a primeira palavra de cada frase... “Preço... Vencimento... Juros... Prazo...”.

Pra não dizer depois que não avisaram, eles colocam esse texto para que se um dia alguém reclamar, essa pessoa não vai ter razão nenhuma, pois estava escrito no anúncio, ela que não leu... (ou não conseguiu ler)

Para deixar isso aqui mais divertido, eu tive a paciência de encontrar um comercial qualquer e ler a mensagem contida por trás daquele produto.


Um celular é anunciado de R$ 119,00 por R$ 99,00. Barato, não? Mas veja o que as letrinhas minúsculas dizem:


“Preço a vista = R$ 99,00 - Preço a prazo = R$ 118,80”


“Formas de pagamento: A vista ou a prazo com o 1º pagamento no ato da compra e os demais de 30 em 30 dias. Juros de 3,51% ao mês e 51,28% ao ano para compras parceladas em 12x no carnê. IOF incluso. Promoção válida até 7/10/2010 ou enquanto durar o estoque. Consulte outras condições de pagamento na loja mais próxima.”


Mudando para o “very hard” da brincadeira, comerciais de carros também possui suas mensagens obscuras. No final da propaganda, aparece isso aqui:

Conseguiu ler? Acho que não... Essa ainda está pequena, existem maiores e são impossíveis de ler. Eu consegui ler as três primeiras linhas:


“Garantia de 3 anos ou 100 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro, condicionado aos termos e condições estabelecidas no Manual de Garantia e Manutenção. Imagens meramente ilustrativas. Alguns itens mostrados e/ou mencionados são opcionais e/ou acessórios. Preço a vista válido para... e blá blá blá...” (com dor de cabeça, não consegui ler mais nada!).


Existe também aquelas propagandas que diz alguma coisa e imediatamente aparece um texto logo abaixo, contradizendo tudo. É o caso da TIM. A operadora de celular afirma em sua campanha que “com Infinity você fala a vontade” e imediatamente as letrinhas lá embaixo dizem (bem rápido) “chamada para qualquer TIM”.

Em todos os efeitos, a intenção é induzir o consumidor ao engano. Existem projetos para proibir essa prática nas campanhas de marketing. Seria muito bom se isso acontecesse e as empresas fossem transparentes perante os produtos que elas oferecem. É importante alertar que antes de comprar qualquer coisa, certifique se não existe alguma mensagem tentando te enganar!


*Agradeço a sua visita e lamento o seu tempo perdido.

4 comentários:

Felipe T. Justen disse...

aaahhh como disse um professor de Geografia uma vez: - Uma empresa NUNCA, Nunca sai perdendo!!!

Mais interessante é que em comerciais de tv essas letrinhas minúsculas só aparecem no final do comercial, com menos de 2 segundos, para ñ te dar a chance de ler nem a primeira linha haha...

Fernanda Martins disse...

É verdade! Eu sempre tento ler, mas não consigo!

Obrigada pela visita!!

Claudia Martins disse...

acho que essas letrinhas e "nada" é a mesma coisa, vou consultar um advogado sobre isso... direito de consumidor hein...

Ronan disse...

nem precisa agradever... foi um prazer ter passado por aqui... (apesar de nem me lembrar como cheguei até aki...)