sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dia dos Professores

O Dia dos Professores pra mim é uma data importante. Sempre faço um balanço dos bons professores e dos péssimos que passaram (e ainda passam) pela minha vida ao longo dos anos. Acredito que ser professor é algo muito além do que transferir conhecimentos, é muito mais que simplesmente entrar em sala de aula e falar uma coisa na qual sabe muito e deseja que os alunos aprendam...

De tantos professores que tive na vida, concluí que essa profissão depende não só do conhecimento em si, mas da vocação em querer ensinar. Em outras palavras, o bom professor é aquele que ensina o aluno a gostar daquilo que ele ensina.

Desde que entrei na escola, foram poucos os professores que realmente me ensinaram a gostar da matéria. Pra ter noção disso, na 3ª série do ensino fundamental, a professora não valia a pessoa que era. Malvada e cruel tentava disciplinar seu pobres aluninhos como uma sargentona de quartel. Não me esqueço da sua voz grossa (era praticamente a encarnação do satanás) e sua “delicadeza” ao conversar com seus pupilos.


“Você acha que eu tenho cara de bebedouro?” disse ao aluno sedento que queria apenas beber um pouco d’água.


“Pare de chorar, menina! Nem deve estar doendo tanto!” disse para mim quando acidentalmente dei uma cabeçada na quina da mesa (ela não sabia, mas estava doendo pra cacete!).


Tive tanta sorte, que a velha malvada se aposentou naquele ano... Reza a lenda de que esse ser ainda vive e vaga pelo mundo...


Depois, na 7ª série, a professora de matemática assombrou a minha vida. Era outro demônio que havia aparecido para me aterrorizar. Tinha cabelos curtos (na verdade eram longos, mas depois de uma chapinha mal feita, queimou seus cabelos.. rsrs). Lembro da cara dela, da voz e do horror daquele ano. Depois de tirar notas baixas o ano todo, a última prova seria a minha chance. Perguntei a ela quanto que eu precisava para fechar e ela num tom irônico, olhou para mim, dando risada, e disse: “Você pra fechar precisa de 9”. Ou seja, ela quis dizer: “Você precisa de 9, mas não vai conseguir!”. Estudei, tirei os 9 e me arrependo de não ter esfregado aquela prova na cara dela! Mas como tinha medo dela, não fiz isso... Desejava coisas horríveis a ela...

Passado esse terror, a faculdade foi um pouco mais tranquila, porém, alguns professores deixaram a desejar... Tive professor que não corrigia prova, professor que mais faltava do que ia, professor que pegou uns livros meus e não me devolveu e professores que literalmente não valiam a aula que davam. O cara entrava na sala para contar histórias sobre a vida dele, que pouco me importava! Nisso, eu assinava a lista e ia embora mais cedo (quando o filho da mãe não segurava a lista até o fim, me obrigando a ouvir a sua biografia)... Mas tiveram alguns (poucos) que realmente fizeram a diferença.

Diante de tudo isso, valorizo os bons professores. Aqueles que realmente sabem ensinar têm um lugar especial guardado aqui dentro de mim. São nesses profissionais que podemos concluir que tudo ainda não está perdido.


Desejo aos mestres um super FELIZ DIA DOS PROFESSORES ! ! !

Um comentário:

Renan Maia disse...

Professores são agregados à nossa vida. Muitos passam, mas poucos ficam na memória por serem realmente bons.

Beijos! =**