quarta-feira, 7 de abril de 2010

Chove chuva...

Liguei a TV. As imagens mostravam o caos no Rio de Janeiro. Ruas alagadas, casas desabando e o morro cedendo. Pensei que já havia visto as mesmas imagens anteriormente, parecia São Paulo, Santa Catarina, São Luís do Paraitinga...

Agora a vez era do Rio, sede da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016, e imaginei se isso tudo tivesse ocorrido nessas épocas. Senti dó pelas pessoas que tiveram seus barracos arrastados pela chuva e, ao mesmo tempo, não sentia nada, afinal, elas tinham uma parcela dessa culpa por construírem suas casas na beira do morro e a outra parte dessa culpa é dos governantes que permitiu que elas morassem lá...

Uma das imagens, que é a prova de que o povo é culpado, mostrava a quantidade de lixo jogado nas ruas. E depois não querem que as ruas fiquem alagadas! Era muito lixo espalhado pelas ruas no meio das águas.

O mais interessante é que dessa vez não foi só o pobre que se deu mal, todo mundo sofreu o impacto causado pelo temporal. Ninguém trabalhou, as escolas fecharam, o comércio não abriu e nem o William Bonner escapou (http://twitter.com/realWbonner)!

Entretanto, a questão que fica é que o governo vai enviar ajuda financeira para reestruturar a cidade, mas, como sempre, não será o suficiente. Tiveram dinheiro para bancar a candidatura para a Copa e para as Olimpíadas, mas certamente não terão para ajudar o povo.

Eu sempre fui contra o Brasil sediar eventos pela falta de estrutura do país e pelo superfaturamento nas obras dos jogos Panamericanos que possivelmente se repetirá. Acredito que o Brasil é capaz de sediar qualquer evento, mas antes é preciso resolver todos os problemas de ordem econômica e social do país. E as enchentes tornaram-se um grande problema para o país atualmente. Nunca se viu tanta chuva como ultimamente tem ocorrido

E quando o dilúvio passar, o que resta é esperar a água escoar e reconstruir tudo de novo, com mais cuidado para que qualquer chuvinha não arraste tudo novamente!



2 comentários:

Claudia Martins disse...

Isso também se chama aquecimento global... está na hora de fazermos alguma coisa!

Cuca disse...

Será que nem depois de quase todo o mundo assistir ao aclamado "Avatar" e ver o que estamos fazendo com nosso próprio planeta vamos acordar??
Esses deslizameentos, chuvas, alagamentos...não mais são do que a natureza nos devolvendo o mal que estamos fazendo à ela!!
Jogando lixo nos rios e mares, desmatando pra construir....quantas pessoas mais vão precisar morrer pro povo começar a acordar??